AJUSTE EXCEPCIONAL DE MATRÍCULAS ARQ – 2021.2

22/10/2021 10:39

25/10/21 – 27/10/21  – Resultado ATÉ 29/10/21

– O que pode ser Solicitado?

• Matrícula em disciplinas com vaga;
  • Cancelamento de disciplinas;
  • Troca de turmas da mesma disciplina (condicionada ao número mínimo e máximo de alunos por turma)
  • Matrícula em disciplinas sem vagas (condicionada à aprovação do departamento que oferta a disciplina);
  • Quebras de pré-requisito: Solicitações deverão ser amplamente justificadas e serão levados para deliberação do Colegiado do Curso.

– Como realizar o Ajuste:

Os pedidos de ajuste excepcional de matrícula deverão ser solicitados via formulário on-line disponível em https://forms.gle/4PmdmvL53JqhLUew6 de 25/10/2021 a 27/10/2021.

Para os casos em que a demanda for maior que o número de vagas disponíveis para a turma, aplicaremos como critério de prioridade de matrícula o “IM” (Índice de Matrícula), que é regulamentado pelos Art. 41 e Art. 42 da Resolução nº 17/CUn/97, de 30 de setembro de 1997.

Para que possamos ter mais agilidade no processamento dos pedidos de matrículas, será imprescindível que cada aluno descreva em seu formulário eletrônico o seu IM. Você encontra a informação do seu IM ao acessar o CAGR com seu login e senha e gerando o ESPELHO DE MATRÍCULA.

IMPORTANTE: não se aplica aos calouros, pois ainda não têm IM. Neste caso, estes não  necessitarão inserir esta informação no formulário eletrônico.

QUEBRAS DE PRÉ-REQUISITO

• Flexibilização no Plano de Ensino

Devido à modalidade remota emergencial, algumas disciplinas tiveram seus pré-requisitos flexibilizados para permitirem a matrícula de mais alunos. Como não é uma mudança permanente, o currículo no sistema não pode ser alterado e por essa razão continua barrando por possível pré-requisito não cumprido.

Desta forma, vocês poderão solicitar quebra de pré-requisito para estas disciplinas desde que  flexibilizado pelo professor no plano de ensino disponível na PÁGINA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.

Para estes casos, no formulário disponibilizado on-line, justifique no campo próprio “PRÉ-REQUISITO FLEXIBILIZADO PELO PROFESSOR NO PLANO DE ENSINO”.

• Demais casos

Deverão ser devidamente justificados, demonstrando a excepcionalidade do caso, com documentos que comprovem sua justificativa. Posteriormente, serão levados individualmente para deliberação do Colegiado do Curso em reunião extraordinária a ser agendada.

Obs: Não entrem contato diretamente com os professores tanto para quebra de pré-requisito quanto para abertura de vagas nas turmas. Essa decisão é do Colegiado do Curso/Departamento e há critérios objetivos de prioridade (IM) devido a alta procura por algumas disciplinas.

EXEMPLO DE PREENCHIMENTO DA SOLICITAÇÃO

Insira quantas linhas forem necessárias e liste todas as disciplinas que deseja incluir e excluir assim como nos Exemplos abaixo:

Disciplina(s) a INCLUIR (Código da disciplina, nome e turma). Se mais de uma disciplina, por favor, insira uma por linha.

Ex: “ARQ5602 – Urbanismo I – 04207-B”

Ex: “ARQ5641 – Experimentação I – 01207-A”

Disciplina(s) a EXCLUIR  (Código da disciplina, nome e turma).  Se mais de uma disciplina, por favor, insira uma por linha.

Ex: “ARQ5602 – Urbanismo I – 04207-A”

Ex: “ECV5644 – Instalações Prediais II – 05207-B”

– SOLICITAÇÃO ON-LINE PARA ABERTURA DE VAGA EM TURMA LOTADA (Somente para disciplinas ofertadas pela ECV):

Link:  https://atendimento.ufsc.br/otrs/public.pl?Action=NewTicketWizardPublic;QueueID=168

no menu: CTC – ECV – Ajuste Excepcional de matrículas para turma SEM vaga.

*Abertura de vaga precisa ter justificativa e comprovação! Todos os pedidos serão analisados pelo Departamento de Engenharia Civil, que poderá abrir ou não novas vagas. Após, o ECV comunica a Coordenadoria do Curso de Arquitetura e Urbanismo que efetuará as matrículas autorizadas, caso haja.

Aos que irão realizar estágios, não esqueçam de solicitar a inclusão da disciplina (ARQ5668 ou ARQ5665) no CAGR, sem prejuízo dos demais procedimentos relativos ao SIARE.

• O CAGR abrirá dias 28/10/2021 e 29/10/2021 para as secretarias realizarem os ajustes. Lembrando que cancelamentos de matrículas em disciplinas continuam flexibilizadas durante todo o semestre, mas não matrículas, com exceção das disciplinas de Estágios (ARQ5668 e ARQ5665) que deverão ser realizados no prazo de até 09 (nove) semanas para o término do semestre que será 10/12/2021. Mais informações consulte a PÁGINA DE ESTÁGIOS DA ARQ.

*Observação: Embora durante o período da pandemia de COVID-19 a UFSC tenha adaptado – de forma emergencial e temporária – as atividades acadêmicas para a modalidade remota, a participação nas atividades síncronas (aquelas realizadas em tempo real) é fundamental. Por isso, as matrículas nas disciplinas devem ser realizadas de modo a evitar conflitos de horários, tanto com outras disciplinas quanto com atividades de outras naturezas. Recomenda-se a leitura dos planos de ensino disponibilizados de antemão e a eventual consulta aos docentes responsáveis, em caso de dúvidas sobre o conteúdo programático, cronograma, formas de avaliação e aferição de frequência.

Dúvidas e informações:

Página do Curso: https://arquitetura.paginas.ufsc.br