Disciplinas Optativas para Integralização Curricular

20/06/2023 14:28

Pedimos atenção especial a todos os alunos para uma questão importante e que pode atrapalhar vocês no final do curso: “HORAS DE DISCIPLINAS OPTATIVAS”.

Assim como consta no currículo do curso, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC devem completar, no mínimo, 288h (duzentas e oitenta e oito horas) de disciplinas optativas durante todo o curso. Destas, ao menos a metade (144h) deve ser de um, ou de mais de um, dos seguintes departamentos: ARQ, ECV, ENS, GCN, HST, EGR ,CSO, ANT, PSI ou FIL. As outras 144h podem ser de outros departamentos (não obrigatório! Podem ser as 288h de ARQ e EGR, p. ex.)

Também durante o curso, algumas atividades acadêmicas das quais vocês participem, podem ser contabilizadas num todo, e sua soma lançamos em seu histórico com o código “ARQ5695 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES”. Essa carga horária é variável e tem limite de 144h. Assim, essas horas são contabilizadas também como uma disciplina optativa e os auxiliam a alcançar as 288h de disciplinas optativas que devem ser cursadas durante todo o período de graduação, caso necessitem. NÃO É OBRIGATÓRIO CURSAR E VALIDAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES. É FACULTATIVO.

Desta forma, sugerimos que na medida em que vocês forem participando de atividades durante o curso, como bancas, palestras, oficinas e eventos em geral, já solicitem certificação e vão juntando ao seu portfólio para solicitar a validação no momento oportuno.

ATENÇÃO: apenas um percentual destas horas poderão ser aproveitadas. Abaixo vocês encontram o link para mais informações referentes às Atividades Complementares:

Orientamos que não deixem a integralização das horas de optativas para os últimos semestres sob pena de vocês não poderem colar grau já que é um requisito essencial para a formatura e em hipótese alguma haverá exceção.

+inf:     arquitetura@contato.ufsc.br
             (48) 3721-9275  (fone e whats app)