Disciplinas

EMENTAS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS

(para acessar os programas, clique sobre o código da disciplina que deseja)

 

Disciplinas Obrigatórias

 

Departamento de Arquitetura e Urbanismo (ARQ)

ARQ5602 – URBANISMO I – (108 H/A)
Introdução aos conceitos de planejamento, desenho e gestão urbana. A construção histórica do espaço da cidade. Espaço simbólico. Preservação do Patrimônio histórico e cultural. Memória e identidade cultural. Revitalização de áreas históricas. A centralidade urbana. As experiências mundiais e nacionais. Projeto urbano de intervenção em áreas de preservação.

ARQ5603 – URBANISMO E PAISAGISMO II – (108 H/A)
O homem e o ambiente. Condicionantes econômicos, históricos e sociais. Valorização e preservação dos recursos naturais. Assentamentos humanos. Processo de ocupação do espaço construído. Habitat. Políticas de preservação ambiental. Análise e projeto paisagístico. Projeto de organização espacial.

ARQ5605 – URBANISMO E PAISAGISMO III – (108 H/A)
A cidade. Dinâmica do crescimento urbano. Forma, função e estrutura urbana. Elementos estruturadores do espaço urbano. Uso e valorização do solo urbano. Serviços e equipamentos. Anteprojeto em áreas de renovação urbana.

ARQ5606 – URBANISMO E PAISAGISMO IV – (108 H/A)
Planejamento urbano. Diretrizes de desenvolvimento urbano. Preservação cultural e ambiental. Circulação e transportes. Planos setoriais. Legislação urbanística. Políticas públicas e gestão municipal. Sistemas urbanos. Projetos estruturadores do espaço urbano.

ARQ5607 – URBANISMO V – (108 H/A)
Espaço microregional. Processo de conurbação e polarização. Desenvolvimento econômico e organização espacial. Planejamento de gestão ambiental. Legislação e política de zoneamento. Organização do espaço microregional. Distribuição espacial de atividades. Políticas públicas e gestão. Projeto urbano de estruturação do espaço microregional.

ARQ5610 – SISTEMAS URBANOS – (54 H/A)
Sistemas de equipamentos e serviços urbanos. Infra-estrutura urbana: pavimentação, água, esgoto, drenagem pluvial, iluminação pública, gás, eletricidade e telefonia.

ARQ5612 – TEORIA E ESTÉTICA DO PROJETO – (36 H/A)
Métodos projetuais. Análise dos elementos estruturadores do projeto. Estética e estudo comparado das linguagens. Conceitos contemporâneos.

ARQ5614 – TEORIA URBANA I – (54 H/A)
Revolução Industrial, grandes cidades e questão habitacional. Pensamento social e propostas habitacionais no século XIX. Novas técnicas de novos espaços habitacionais. Formulações conceituais e programáticas do modernismo. Habitação e localização no espaço urbano. Segmentação e segregação do espaço. Habitação, produção de mercadorias e tecnologia. Política habitacional nos países desenvolvidos. A problemática dos grandes conjuntos habitacionais. Política habitacional no Brasil. Habitação para grandes populações. Novas tendências na Arquitetura e no Urbanismo contemporâneos. Novas perspectivas na arquitetura habitacional e na sua relação com a cidade e com o espaço urbano.

ARQ5615 – TEORIA URBANA II – (36 H/A)
Teorias sobre o desenvolvimento urbano. Elementos da estrutura urbana. Uso do solo urbano. Relação centro e periferia. Segregação urbana. Política urbana e gestão da cidade.

ARQ5616 – TEORIA URBANA III – (36 H/A)
As teorias recentes sobre o espaço urbano. Sítio e paisagem. Forma urbana. Espaço público e privado. Modernismo, modernidade e contemporaneidade. Novas dinâmicas sócio-econômicas e novos espaços urbanos.

ARQ5617 – HISTÓRIA DA CIDADE I – (54 H/A)
A cidade e a urbanização. O renascimento do mundo urbano na baixa idade média. Características do espaço urbano da cidade medieval. Redes urbanas e funções das cidades. O espaço urbano do renascimento. A forma das cidades da expansão européia. A cidade barroca. Revolução industrial e grandes cidades. As ciências e as técnicas no tratamento do fenômeno urbano. As questões sociais urbanas e a habitação. As grandes reformas urbanas da segunda metade do século XIX. A emergência de novas práticas técnicas e urbanísticas. Os transportes urbanos. A sub-urbanização . Setorialização, funcionalização e zoneamento. As cidades na primeira metade do século XX. A Carta de Atenas: consolidação e repercussão de um pensamento.

ARQ5618 – HISTÓRIA DA CIDADE II – ( 54 H/A)
O pensamento urbanístico na primeira metade do século XX. Influências do urbanismo europeu e americano nas cidades brasileiras. O pós-guerra e o tratamento das questões sociais urbanas nos países centrais. Política urbana e política habitacional. A hegemonia do funcionalismo. Cidades planejadas no Brasil. Metropolização e periferias urbanas. Uso do solo, legislação e planejamento urbano. Tendências contemporâneas da prática do urbanismo e do planejamento urbano.

ARQ5621 – HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO I – (72 H/A)
Período abordado: 1848 – 1929. A revolução industrial e as transformações da cidade. Linguagem artesanal e linguagem da máquina. Novas tecnologias e mudanças espaço-temporais. Novos programas urbanos. Movimentos artísticos na virada do século XX. Concepções arquitetônicos-urbanas dos movimentos modernos. Tecnologias e novas possibilidades estruturais, funcionais e formais.

ARQ5622 – HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO II – (72 H/A)
Período abordado: de 1929 à atualidade. Arquiteturas no limiar da 2ª Guerra Mundial. A Carta de Atenas e tendências da arquitetura e o urbanismo modernista. Arquiteturas habitacionais sociais do período entre as guerras mundiais. A reconstrução da Europa no pós-guerra. Hegemonia do estilo internacional. Arquitetura dos conjuntos habitacionais e das cidades novas. A arte no caminho da reprodução de massa. Tendências artísticas a partir do pós-guerra. Utopias dos anos 60 na arquitetura e no urbanismo. Arte, arquitetura e urbanismo frente às mudanças tecnológicas. Trajetórias modernas. Trajetórias pós-modernas.

ARQ5623 – HISTÓRIA DA ARTE, ARQUITETURA E URBANISMO III – (72 H/A)
Período abordado: Século XV – Século XVIII. O renascimento e a mudança de visão do mundo. Mercantilismo, grandes navegações e emergência do capitalismo. Influências das mudanças tecnológicas na arquitetura e no urbanismo. As grandes transformações e as artes. Racionalismo, perspectiva e geometria na cidade, na arquitetura e na arte. Expansão da colonização européia no mundo e nas Américas. A cidade do barroco. Cultura artística e arquitetônica no barroco. Pintura e escultura no neoclassicismo. A arquitetura neoclássica.

ARQ5624 – ARQUITETURA BRASILEIRA I – (72 H/A)
Formação dos núcleos urbanos no Brasil Colonial. Primeiras arquiteturas luso-brasileiras. Programas arquitetônicos civis, militares e religiosos. Particularidades no barroco brasileiro. Transformações do lote urbano e as implicações edificatórias. O ecletismo e a arquitetura urbana.

ARQ5625 – ARQUITETURA BRASILEIRA II – (72 H/A)
O movimento neocolonial. Arquitetura Art-Deco e a cidade. Formação da arquitetura moderna no Brasil. Os pioneiros e as influências do movimento moderno. Linguagens contemporâneas e regionalidade.

ARQ5626 – ARQUITETURA LATINO AMERICANA – (54 H/A)
Cultura arquitetônica pré-colombiana. Matrizes do espaço urbano nos países de fala espanhola. Tipologias edificatórias. O ecletismo urbano. Movimentos modernos nos países latino-americanos. Linguagens contemporâneas.

ARQ5627 – PATRIMÔNIO HISTÓRICO E TÉCNICAS RETROSPECTIVAS – (72 H/A)
Conceituação de patrimônio histórico e cultural. Legislação de proteção ao patrimônio. Conservação de restauração de edifícios históricos e conjuntos urbanos. Diagnóstico de danos e formas de recuperação.

ARQ5631 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE ARQUITETURA E DO URBANISMO (144 H/A)
Introdução ao projeto de Arquitetura e Urbanismo. Abordagem interdisciplinar. Percepção da construção histórica da cidade. Desenvolvimento da criatividade. Modelos interpretativos. Morfologia paisagística. Compreensão das diversas escalas. Repertório conceitual. Introdução de correntes da Arquitetura e do Urbanismo. Leitura e representação de fragmentos da cidade. Propostas de intervenção em pequenos trechos.

ARQ5633 – PROJETO ARQUITETÔNICO E PAISAGISMO I – (144 H/A)
Objeto/ambiente. Estudo do objeto em relação ao homem e ao ambiente. Criação de lugares. Análise, conceituação e proposição de objetos e ambientes, introduzindo estudos de ergonomia e enfatizando o aprendizado a partir da materialidade e da tridimensionalidade. Ambiente e meio ambiente na configuração da paisagem. Condicionantes físicos da paisagem natural e construída. Leitura e conceituação e lançamento de proposta paisagística para setor pré-determinado.

ARQ5634 – PROJETO ARQUITETÔNICO E PROGRAMAÇÃO VISUAL II(180 H/A)
Projeto de edificação no contexto urbano. Relação com a paisagem ( clima, vegetação, sítio natural e histórico ) e a infra-estrutura urbana. Adequação do processo construtivo ao local. Sistema e linguagem visual: das organizações estruturais às significações no processo comunicativo. Noção de sistemas complexos e sua interpretação pelo design ambiental. O espaço como meio de informação visual. Metodologia de projeto: programa e análise. Conceituação e proposição a nível de anteprojeto.

ARQ5635 – PROJETO ARQUITETÔNICO III – (144 H/A)
Projetos da edificação em áreas centrais da cidade. Programas de uso público que reflitam a vivência do homem em sociedade. Desenvolver a capacidade de elaborar respostas rápidas a nível de estudo preliminar, a partir de problemáticas previamente escolhidas.

ARQ5636 – PROJETO ARQUITETÔNICO IV – (144 H/A)
Estudo da habitação em série como elemento gerador do espaço urbano. Relações internas da edificação, e desta com os espaços abertos de uso coletivo. Relações de vizinhança. Resolução físico-espacial da habitação tendo em vista as variáveis sócio-econômicas, físico-ambientais, técnicas e funcionais do edifício.

ARQ5637 – PROJETO ARQUITETÔNICO V – (144 H/A)
Inserção urbana de planejamento de uso coletivo. Resolução físico-espacial a nível de projeto executivo de programas de complexidade no âmbito coletivo, privado e público.

ARQ5638 – PROJETO ARQUITETÔNICO VI – (144 H/A)
Projeto executivo. Detalhamento de projetos complementares desenvolvido no projeto arquitetônico V.

ARQ5639 – PROJETO ARQUITETÔNICO VII – (144 H/A)
Programas arquitetônicos complexos em termos programáticos, técnicos e formais. Análise e projeto de edificação ou conjunto de edificação que respondam a demandas micro-regionais.

ARQ5640 – INTRODUÇÃO A ANÁLISE DE ESTRUTURAS. (90 H/A)
Estudo de funções e gráficos. Noções sobre limites e continuidade. Derivadas de função de uma variável (definição, importância e aplicações em cálculo de estruturas). Integral definida e indefinida (definição, importância e aplicações em cálculo de áreas, momento fletor, momento de inércia e estruturas).Cálculo de forças axiais, esforços cortantes e momentos fletores em elementos estruturais.

ARQ5641 – EXPERIMENTAÇÃO I – ( 72 H/A) 
Compreensão do funcionamento das estruturas através da elaboração e análise de modelos. Sistemas estruturais. Cargas nas estruturas. Estados básicos de tensão. Materiais estruturais. Vínculos. Vigas e pilares, solicitações internas. Noções de pré-dimensionamento.

ARQ5642 – EXPERIMENTAÇÃO II (54 H/A)
Análise qualitativa do funcionamento das estruturas através de observações e experiências para lajes planas e/ou plissadas, lajes duplas, escadas, grelhas, cascas, cúpulas, membranas, pórticos planos e espaciais, treliças planas e espaciais, pré-moldados´, noções de pré-dimencionamento; Introdução ao projeto de estruturas.

ARQ5654 – INTRODUÇÃO À FÍSICA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO (36 H/A)
Conceitos básicos sobre energia. Unidades. O ambiente térmico: termometria, calor e suas formas de transferência (radiação, convecção e condução). O ambiente luminoso: física da luz e fotometria básica. O ambiente sonoro: física do som (emissão e propagação).

ARQ5655 – CONFORTO AMBIENTAL – TÉRMICO – (72 H/A)
Condicionantes do conforto ambiental. Exigências humanas, condicionantes climáticas (exigências climáticas), tipos de climas e tipologias arquitetônicas (exigências de projeto). Conforto térmico: exigências humanas inverno x verão (zona de conforto), índices de conforto. Avaliação Bioclimática, estratégias básicas de projeto para a relação ARQUITETURA X CLIMA. Orientação das edificações: radiação solar e ventos. Elementos de controle da radiação solar. Método de projeto e análise do dimensionamento, forma e disposição das aberturas e proteções solares. Ventilação natural a nível do ambiente urbano e edificado. Desempenho térmico dos materiais de construção. Parâmetros de desempenho térmico de edificações. Confronto das diversas condicionantes do conforto ambiental no projeto arquitetônico.

ARQ5656 – CONFORTO AMBIENTAL: ILUMINAÇÃO – (54 H/A)
A luz como componente do espaço. Visão e percepção do espaço. Cor e iluminação. Fontes de luz natural. Exigências humanas. Sistemas e conceitos de iluminação natural. Aspectos qualitativos e critérios de desenho. Métodos de estimativa do nível de iluminação (gráficos analíticos e computacionais). Utilização de modelos em escala e técnicas fotográficas para análise do ambiente lumínico. Iluminação artificial e complementar: fontes de luz e sistemas de iluminação. Critérios de projeto e métodos de cálculo. Iluminação e economia de energia na edificação.

ARQ5657 – CONFORTO AMBIENTAL: ACÚSTICA – (54 H/A)
Conceitos básicos relativos às propriedades e comportamento do som. Transmissão, reflexão e absorção do som em materiais sólidos. Aspectos subjetivos com relação às sensações e comportamento dos seres humanos (exigências humanas). Controle do ruído. Acústica urbana e ruído comunitário. Controle de ruído em ambientes abertos e fechados. Roteiro de projeto e análise de casos. Tratamento acústico de ambientes abertos e fechados. Roteiro de projeto e análise de casos.

ARQ5658 – EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E SUSTENTABILIDADE EM EDIFICAÇÕES – ( 72 H/A)
Introdução à sustentabilidade. O consumo de energia no setor de edificações, eficiência energética no setor residencial e no setor comercial. O espaço urbano e a minimização dos problemas de ilha de calor. Uso de fontes renováveis de energia. Uso racional de água; Gerenciamento de resíduos da construção; Materiais construtivos e a sustentabilidade (conceito de energia embutida e ciclo de vida útil, materiais de acabamento e a qualidade do ar interno). Legislação relativa à eficiência energética e sustentabilidade (sistemas de Certificação internacionais, Regulamentação Brasileira para Etiquetagem do nível de eficiência de edifícios comerciais).

ARQ5661 – TECNOLOGIA DA EDIFICAÇÃO I – (72 H/A)
Importância da tecnologia na formação do arquiteto. A técnica do edifício e a história. Visão geral dos diferentes tipos de edificação. Normalização. Noções dos sistemas construtivos. Sistemas construtivos em função do solo.

ARQ5662 – TECNOLOGIA DA EDIFICAÇÃO II – (72 H/A)
Materiais, equipamentos, técnicas construtivas, discriminações e quantificação em serviços preliminares, fundações e estruturas.

ARQ5663 – TECNOLOGIA DA EDIFICAÇÃO III – (72 H/A) 
Materiais, equipamentos, técnicas construtivas, discriminações e quantificação em coberturas, impermeabilizações e vedações.

ARQ5664 – TECNOLOGIA DA EDIFICAÇÃO IV – (72 H/A)
Materiais, equipamentos, técnicas construtivas em instalações e acabamentos, discriminações, quantificação, custos, orçamentos e cronogramas de obras.

ARQ5668 – ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ( 72 H/A)

ARQ5680 – INTRODUÇÃO AO PROJETO DE GRADUAÇÃO – (72 H/A)
Elaboração do plano de trabalho do projeto de conclusão de curso.

ARQ5692 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ( 72 H/A)
Trabalho supervisionado. Trabalho individual de caráter propositivo arquitetônico ou urbanístico, a ser realizado após a integralização das disciplinas do currículo mínimo.

 

Departamento de Engenharia Civil (ECV)

ECV5631 – TOPOGRAFIA APLICADA – ( 72 H/A)
Levantamentos planimétricos: expedito e regular. Levantamentos altimétricos: expedito e regular. Curvas de níveis. Representação nos diferentes planos geométricos. Levantamentos especiais: taqueométrico e fotogramétrico. Introdução à fotointerpretação.

ECV5643 – INSTALAÇÕES PREDIAIS I – ( 72 H/A)
Instalação de gás. Ar-condicionado individual e central. Ventilação mecânica. Conservação de energia. Instalações prediais, elétricas e telefônicas.

ECV5644 – INSTALAÇÕES PREDIAIS II – ( 54 H/A)
Instalação de água potável quente e fria. Esgoto sanitário e pluvial. Instalações para prevenção contra incêndio.

ECV5645 – RESISTÊNCIA DOS SÓLIDOS – ( 90 H/A)
Conceitos fundamentais. Análise de tensões e deformações. Solicitações simples: tração, compressão, flexão reta e obliqua, torção e cisalhamento. Solicitações compostas. Princípios de linhas elásticas e flambagem.

ECV5647 – ESTÁTICA E SISTEMAS ESTRUTURAIS I – ( 72 H/A)
Generalidades sobre estruturas: cargas, materiais e vínculos. Cabos: geometria, esforços, deslocamento e estabilização. Arcos: funiculares, triarticulados, bi-bi-articulados e engastado. Treliças: esforços, deformações. Vigas: isoladas e contínuas, vigas-parede, consolos curtos, viga balcão. Pórticos: simples e múltiplos, viga Vierendeel. Grelhas: retangular, enviesada e múltiplas. Placas: esforços, retangulares, poligonais e circulares.

ECV5648 – ESTRUTURAS DE CONCRETO – ( 90 H/A)
Generalidades. Propriedades do concreto. Aço e concreto armado. Classificações das estruturas de concreto armado. Definição de cargas e esforços solicitantes. Flexão simples de cisalhamento. Lages maciças, mistas, nervuradas e cogumelos. Escadas. Vigas isoladas e contínuas. Compressão, tração e flexão composta. Pilares e tirantes. Torção.

ECV5649 – ESTRUTURAS DE AÇO – (36 H/A)
Generalidades. Propriedades. Tração. Compressão simples. Flexo-compressão normal e oblíqua. Ligações. Ação do vento nas estruturas.

ECV5650 – ESTRUTURAS DE MADEIRA – (36 H/A)
Análise da estrutura interna do material. Ortotropia do comportamento mecânico da madeira. Tração, compressão e cisalhamento paralelo às fibras. Compressão e tração transversal e inclinada às fibras. Flexão simples. Solicitação de peças múltiplas. Ligações.

 

Departamento de Expressão Gráfica (EGR)

EGR5605 – GEOMETRIA DESCRITIVA – ( 72 H/A)
Sistemas de projeção, ponto, reta e plano. Pertinência e posições relativas. Métodos gerais. Geração de superfícies. Seção e desenvolvimento. Representação de sólidos. Interseção de planos e sólidos.

EGR5607 – INTRODUÇÃO AO CAAD ( 72 H/A)
Computação gráfica aplicada ao desenho. Sistemas digitais de tratamento de informação. Representação digital de objetos aplicada a Arquitetura e Urbanismo. Uso do instrumental da informática em Arquitetura e Urbanismo.

EGR5611 – OFICINA DE DESENHO I – (108 H /A).
Representação das formas no espaço como conseqüência da experimentação tridimensional. Propriedades intrínsecas e de expressão dos materiais básicos como, argila, madeira, papel e outros. Técnicas de representação: desenho de observação, desenho técnico, croquis e fotografia. Introdução à programação visual.

EGR5612 – OFICINA DE DESENHO II – ( 108 H/A)
Os diferentes sistemas de representação: projeções ortogonais, princípios de perspectiva linear, cônica e aérea. Projeção de sombras. Normas e convenções para representação de um projeto de Arquitetura. As diversas técnicas de representação e expressão gráfica. Técnicas de desenho livre. A figura humana na representação gráfica do projeto.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (Documento assinado digitalmente)

Disciplinas Optativas

 

ARQ5209 – ARQUITETURA ANALÍTICA – (54 H/A) 
Análise comparativa de uma arquitetura do passado e a arquitetura contemporânea. Cronologia geral das arquiteturas. Escolha de uma arquitetura do passado (debate). Análise da arquitetura escolhida do passado. Entorno físico. Programas arquitetônicos e urbanísticos.. Soluções programáticas (espaços e funções). Soluções construtivas. Soluções formas. Comparação da arquitetura antiga com a contemporânea: grau de adequação dos programas as necessidades sociais; grau de adequação da construção aos recursos naturais e nível técnico; grau de adequação da expressão formal às linguagens dos períodos estudados. Analisar-se-á uma Arquitetura Antiga por semestre, com ênfase na comparação no mesmo local geográfico.

ARQ5210 – ARQUITETURA E SOCIEDADE – (54 H/A) 
Cultura urbana. Classes sociais, movimentos sócio-políticos e arquitetura. Nascimento e crescimento das cidades. Problemática da organização dos indivíduos: a família, os grupos, as associações e as comunidades. Os espaços coletivos: análise e avaliação crítica. A inadequação da cidade contemporânea frente aos indivíduos: crianças, adultos, velhos, inválidos, etc…

ARQ5217 – PROGRAMAÇÃO VISUAL – (54 H/A) 
Sistema e linguagem visual: das organizações estruturais às significações no processo comunicativo. Noção de sistemas complexos e sua interpretação pelo design ambiental. O espaço como meio de informação visual. Metodologia do projeto de sistemas de produtos de programação visual. Projeto.

ARQ5224 – ARQUITETURA CATARINENSE – (54 H/A) 
Arquitetura em Santa Catarina no período colonial. As migrações e o projeto arquitetônico. Os movimentos arquitetônicos e sua influência em Santa Catarina. Condicionantes da arquitetura contemporânea catarinense.

ARQ5231 – URBANIZAÇÃO BRASILEIRA – ( 72 H/A)
Urbanização e regionalização. Espaço nacional e questão regional. A evolução da urbanização, da constituição do espaço nacional e da formação regional no Brasil. A periodização e o desenvolvimento nos diversos períodos. O desenvolvimento das estruturas produtivas, a apropriação do espaço, as relações cidade-campo. A acumulação e centralização de capitais e o processo de concentração espacial e urbanização. Particularidades regionais, nação e internacionalização de relações. Constituição histórica das especificidades da “urbanização dependente”. A intervenção do Estado na constituição do espaço nacional.

ARQ5322 – PROJETO DE CONSTRUÇÃO INDUSTRIAL – (108 H/A) 
Modulação. Racionalização. Pré-fabricação. Industrialização. Organização de projeto. Organização de indústria (processo produtivo). Organização de canteiro. Transporte e colocação. Acabamento. Considerações de qualidade funcional, qualidade arquitetônica e qualidade social. Desenvolvimento de sistema racionalizado para pré-fabricação, com ênfase nos aspectos econômicos, sociais e técnicos-construtivos.

ARQ5323 – PROJETOS ESPECIAIS – (108 H/A) 
Desenvolvimento de projetos para edifícios com necessidades ambientais diferenciadas e de equipamentos específicos (hospitais, indústrias, etc).

ARQ5324 – PROJETOS ARQUITETÔNICOS PARA O FUTURO – (108 H/A) 
Relações utopia-realidade. Propostas para futuros prováveis programas habitacionais, assistenciais, culturais, etc.

ARQ5411 – ECONOMIA DO EDIFÍCIO – ( 54 H/A)
Análise macroeconômica do setor de construção civil. Participação da construção na economia. Tecnologia construtiva e tecnologia energética. Conhecimento e manejo das variáveis e restrições econômicas que habitualmente se apresentam no projeto, execução, manutenção e demolição de edifícios. Influência dessas variáveis em outras variáveis na concepção do projeto escolhido.

ARQ5416 – HISTÓRIA DA TÉCNICA – ( 54 H/A)
Estudo das relações que se estabelecem entre os instrumentos disponíveis para atuar sobre o meio ambiente e as aspirações das sociedadeshumanas, evidenciadas nas fixações territoriais, ao longo da história, desde os primórdios conhecidos até os dias de hoje.

ARQ5436 – MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS V – A – ( 54 H/A)
Pesquisa de novos materiais. Estudos locais e regionais. Utilização de matérias-primas locais.

ARQ5437 – MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS VI – A – ( 54 H/A)
Industrialização da construção. Processos convencionais de construção sob os aspectos técnicos e econômicos, vantagens e desvantagens. Modulação. Racionalização do trabalho. Modernas técnicas construtivas. Edificação industrializada, sob o ponto de vista arquitetônico.

ARQ5504 – PAISAGISMO II – ( 54 H/A) 
Aprofundamento dos conceitos paisagísticos. A paisagem urbana. Integração da paisagem no tecido urbano. Clima e micro-clima. Projetos paisagísticos para micro-climas específicos.

ARQ5509 – URBANISMO IV – ( 108 H/A)
Urbanismo.

ARQ5611 – INTRODUÇÃO AO DESIGN – ( 54 H/A)
Princípios, práticas e procedimentos de Design. Produção, uso e percepção de objetos, espaços e ambientes. Introdução aos conceitos de Ergonomia e Semiologia. Introdução à prática de projetos especiais.

ARQ5645 – OFICINA DE HABITAÇÃO – ( 54 H/A)
Habitação e projeto; habitação , meio-ambiente e inovação; regionalização da habitação; outras demandas habitacionais; novos modos de morar, novas práticas de projeto.

ARQ5665 – ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE – ( 72 H/A) 
Ementa livre. O estágio será supervisionado pelo Coordenador de Estágio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

ARQ5666 – TECNOLOGIA DO RESTAURO I -( 54 H/A) 
Introdução à conservação. Antigos materiais de construção. Processos e agentes de degradação. Técnicas de recuperação e restauração.

ARQ5667 – TECNOLOGIA DO RESTAURO II – (36 H/A)
Desenvolvimento de um trabalho prático de pesquisa no Laboratório de Tecnologia do Restauro ou a elaboração de um Projeto de Restauração.

ARQ5675 – TECNOLOGIA V – ( 72 H/A) 
Tópicos especiais em industrialização da construção.

ARQ5676 – PROJETO EXECUTIVO – ( 72 H/A) 
Definir e detalhar as informações necessárias que deverão fazer parte de um projeto executivo completo, de modo a desenvolve-lo com perfeita integração ao sistema construtivo adotado na edificação.

ARQ5677 – PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS – ( 72 H/A) 
Apresentação dos aspectos práticos dos projetos e das obras da construção civil, através de palestras técnicas, visitas à obras e elaboração de modelos em escala reduzida e escala real.

ARQ5682 – ATELIÊ LIVRE – ( 54 H/A)
Programa de conteúdo livre, proposto por professor de quaisquer áreas do curso, a ser cumprido em 1 semestre letivo, para um grupo de no mínimo 15 alunos.

ARQ5683 – TRABALHO SUPERVISIONADO – (36 H/A)
Programa de conteúdo livre, proposto individualmente pelo aluno ou por um grupo de no máximo 3 alunos, a ser cumprido em 01 semestre letivo. O trabalho será orientado por professor do quadro permanente do curso, que procederá a avaliação e emitirá a nota final.

ARQ5684 – ESPAÇOS PÚBLICOS: TEORIA E DESENHO – ( 72 H/A)
Sociedade e espaço, história dos espaços públicos, espaço público e privado, as cidades brasileiras, legislação urbana, cidadania e apropriação do espaço, análise e intervenção na cidade, projeto de área de uso público.

ARQ5685 – PLANEJAMENTO AMBIENTAL URBANO – ( 54 H/A) 
Multi, inter e transdisciplinaridade. Noções e ecossistema. Problemática ambiental urbana. Planejamento e gestão sócio-ambiental das cidades. Qualidade de vida, saúde e saneamento no espaço urbano. Tecnologias ambientais. Educação ambiental. Ecodesenho urbano.

ARQ5686 – O PROJETO NA AUTOCONSTRUÇÃO – ( 54 H/A) 
A atividade de projeto numa ação auto construtiva; preceitos de projeto aplicados à autoconstrução; revisão da linguagem do arquiteto frente o autoconstrutor; racionalização do canteiro; economia do projeto; autoconstrução: um mercado que se abre para o arquiteto; relação profissional arquiteto x cliente na autoconstrução; remuneração do arquiteto em autoconstrução.

ARQ5687 – DETALHAMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO – (72 H/A) 
Detalhar, cotar, etc., em todos os aspectos de um projeto arquitetônico de modo que ele seja possível de ser executado na parte arquitetônica em qualquer lugar. Definir as informações necessárias que deverão fazer parte de um projeto arquitetônico executivo completo.

ARQ5688 – PROJETO DE INTERIORES – ( 54 H/A) 
Desenvolvimento do planejamento dos espaços interiores, tendo em vista as necessidades ambientais e os equipamentos específicos a fim de adequar os espaços interiores para o harmônico desenvolvimento das atividades humanas nos seus aspectos físicos, psíquicos e sociais.

ARQ5689 – ESTUDOS ESPECIAIS EM DESENHO URBANO – ( 72 H/A) 
Estudo dirigido de tópicos especiais em desenho urbano. Abordagens contemporâneas acerca da forma urbana e suas implicações na vida dos cidadãos. Contextualização dos estudos teóricos com estudos de caso acerca da realidade urbana catarinense.

ARQ5690 – PARCELAMENTO DO SOLO E TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS – ( 72 H/A)
Estrutura fundiária e parcelamento do solo. Histórico no Brasil. Definições. Modalidades e tipos de repartição e apropriação da terra. Formas físicas e sociais de divisão da terra. Elementos físicos-espaciais do parcelamento da terra. Tipologias arquitetônicas. Relações entre tipologia arquitetônica, parcelamento da terra e a forma da cidade e a do ambiente construído. Legislação para o parcelamento da terra

ARQ5691 – PROJETO ARQUITETÔNICO E PATRIMÔNIO – ( 72 H/A)
Arquitetura e cultura. Tipologias arquitetônicas e morfologia social. Identidade do lugar. O ambiente, o contexto, a tradição como instrumento operativo de projeto, como fonte ativa e permanente de conhecimento. Memória coletiva, pensamento dominante e contradições sociais. A idolatria do passado. O conservadorismo purista, o mimetismo e a museificação. A ideologia do novo. As formas abstratas e a esterilização das imagens. A consagração do objeto autobiográfico e a perda do espaço social. Arquitetura como diálogo. O espaço como interlocutor. Linguagens arquitetônicas contemporâneas e herança cultural.

ARQ5693 – ASSENTAMENTOS URBANOS DE BAIXA RENDA I – (72 H/A)
Estudos de casos de assentamentos urbanos de baixa renda feitos a partir de solicitações de comunidades. Dinâmica urbana em áreas de conflito social e de uso . Legislação urbanística. Políticas públicas. Métodos de investigação. Interação com as populações residentes. Diagnóstico sócio-espacial. Projetos setoriais.

ARQ5694 – ASSENTAMENTOS URBANOS DE BAIXA RENDA II – (72 H/A)
Estudos de casos de habitações populares autoconstruídas em ocupações urbanas de baixa renda. Caracterização do bairro: relações com a cidade, infra-estrutura, serviços. Métodos de investigação. Interação com as populações residentes. Diagnóstico das habitações: implantação, técnicas construtivas, materiais; situações de risco; funções. Usos das edificações e dos terrenos. Relações de vizinhança. Planos e projetos setoriais.

 

ARQ5695 – ATIVIDADES COMPLEMENTARES – ( 144 H/A)

EGR5060 – DESENHO EM PERSPECTIVA – (54H/A)
Perspectiva e desenho técnico. Perspectiva cônica central e oblíqua. Técnicas de croquis. Croquis como ferramenta criativa. Exercícios de aplicação.

EGR5613 – DESENHO DE OBSERVAÇÃO II – ( 72H/A)
A figura humana. A anatomia. Estrutura, proporção e expressão. O perfil linear e o desenho plástico do corpo. O movimento. O homem em relação aos objetos. A natureza e o espaço arquitetônico.

EGR5643 – COMUNICAÇÃO VISUAL I – ( 54 H/A)
Materiais. A técnica do guache. Teoria da cor. Composição gráfica. Produção gráfica.

EGR5644 – COMUNICAÇÃO VISUAL II – ( 54 H/A)
Materiais. Construção do significado. Criatividade. Teoria da informação.

EGR5646 – CAAD E CRIATIVIDADE – (54H/A)
Conceitos de CAAD. CAAD no processo criativo. Introdução ao Google Sketchup. Modelagem computacional. Conceitos e Aplicações da Geometria Fractal. Projetos e conceitos de Arquitetura Fractal. Método de configuração da forma arquitetônica fractal: ordem, escalas, auto-similaridade, recursividade, simetria.

EGC5027 – CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO – (72 H/A)
Conceitos; Teorias da Criatividade; características das pessoas criativas; o processo criativo na abordagem cognitivista; bloqueios e desbloqueadores da Criatividade; técnicas e exercícios de estímulo à Criatividade; a Criatividade voltada a Inovação.

LSB7904 – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – (72H/A)
Desmistificação de idéias recebidas relativamente às línguas de sinais. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à língua brasileira de sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). Conhecer aspectos culturais específicos da comunidade surda brasileira.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS (Documento assinado digitalmente)