Ajuste Excepcional de Matrículas ARQ – 2024.1

21/02/2024 00:01

– O que pode ser Solicitado?

• Matrícula em disciplinas com vaga;
  • Cancelamento de disciplinas;
  • Troca de turmas da mesma disciplina (condicionada ao número mínimo e máximo de alunos por turma);
  • Matrícula em disciplinas sem vagas (condicionada à aprovação do departamento que oferta a disciplina);
  • Quebras de pré-requisito: Solicitações deverão ser amplamente justificadas e serão levadas para deliberação do Colegiado do Curso;
  • Autorização para matrícula fora dos limites máximo e mínimo de créditos semanais.

– Como realizar o Ajuste?

Os pedidos de ajuste excepcional de matrícula deverão ser solicitados via formulário on-line disponível em https://forms.gle/tfC8GzLaaCTAXYC96 de 04/03/24 a 05/03/24.

Para os casos em que a demanda for maior que o número de vagas disponíveis para a turma, aplicaremos como critério de prioridade de matrícula o “IM” (Índice de Matrícula), que é regulamentado pelos Art. 41 e Art. 42 da Resolução nº 17/CUn/97, de 30 de setembro de 1997.

Para que possamos ter mais agilidade no processamento dos pedidos de matrículas, será imprescindível que cada aluno descreva em seu formulário eletrônico o seu IM. Você encontra a informação do seu IM ao acessar o CAGR com seu login e senha e gerando o ESPELHO DE MATRÍCULA.

QUEBRAS DE PRÉ-REQUISITO

Solicitar através do formulário on-line.

As solicitações deverão ser devidamente justificadas, demonstrando a excepcionalidade do caso, com documentos que comprovem sua justificativa. Posteriormente, serão levados individualmente para deliberação do Colegiado do Curso em reunião extraordinária a ser agendada na primeira semana de aula.

Obs: NÃO entrem contato diretamente com os professores tanto para quebra de pré-requisito quanto para abertura de vagas nas turmas. Essa decisão é do Colegiado do Curso e dos Departamentos e há critérios objetivos de prioridade (IM) devido à alta procura por algumas disciplinas e limitação de espaço físico.

IMPORTANTE: Não se esqueça de responder “SIM” à pergunta Há algum pedido para quebra de pré-requisito?. É através deste filtro que selecionamos os formulários que serão enviados ao Colegiado para análise.

SOLICITAÇÃO ON-LINE PARA ABERTURA DE VAGA EM TURMA LOTADA

Solicitar através do formulário on-line.

Não se esqueça de responder “SIM” à pergunta “Há algum pedido para abertura de vaga em turma LOTADA com código ARQ?”.

AUTORIZAÇÃO PARA MATRÍCULA FORA DOS LIMITES MÁXIMO E MÍNIMO EXIGIDOS PELO CURRÍCULO DO CURSO

Solicitar através do formulário on-line.

Conforme consta no currículo do curso, todos os alunos devem respeitar os limites máximo (33) e mínimo (14) de créditos semanais. Caso você precise cursar além dos limites estabelecidos, deve solicitar autorização do Colegiado do Curso via formulário eletrônico com as devidas justificativas. Não se esqueça de responder “SIM” à pergunta “Há necessidade de autorização do Colegiado do Curso visto extrapolação do limite máximo (33) ou mínimo (14) de créditos semanais?

IMPORTANTE ¹: O limite mínimo não se aplica a alunos das últimas fases do curso devido a baixa disponibilidade de créditos obrigatórios a cursar. Neste caso, não há necessidade de solicitação para autorização do Colegiado.

IMPORTANTE ²: Não se aplicam para contabilização do limite máximo as disciplinas de “Estágio Curricular Supervisionado” (ARQ5668) e “Estágio Profissionalizante” (ARQ5665). Nestes casos, também não há necessidade de solicitação para autorização do Colegiado.

EXEMPLO DE PREENCHIMENTO DA SOLICITAÇÃO

Insira quantas linhas forem necessárias e liste todas as disciplinas que deseja incluir e excluir assim como nos Exemplos abaixo:

Disciplina(s) a INCLUIR (Código da disciplina, nome e turma). Se mais de uma disciplina, por favor, insira uma por linha.

Ex: “ARQ5602 – Urbanismo I – 04207-B”

Ex: “ARQ5641 – Experimentação I – 01207-A”

Disciplina(s) a EXCLUIR  (Código da disciplina, nome e turma). Se mais de uma disciplina, por favor, insira uma por linha.

Ex: “ARQ5602 – Urbanismo I – 04207-A”

Ex: “ECV5644 – Instalações Prediais II – 05207-B”

• Aos que realizarão estágios, não se esqueçam de solicitar a inclusão da disciplina (ARQ5668 ou ARQ5665) no CAGR, sem prejuízo dos demais procedimentos relativos ao SIARE. Conforme deliberação do Colegiado do Curso de 13/09/2021, os pedidos para matrícula nas disciplinas de estágio no CAGR poderão ser realizados até o dia 10/05/24. Mais informações consulte a PÁGINA DE ESTÁGIOS DA ARQ.
  • O estágio deve ser realizado junto à matrícula na disciplina. Não haverá validação retroativa de estágios feitos em outros semestres.
  • O CAGR abrirá de 06/03/24 à 08/03/24 para as secretarias realizarem os ajustes. Lembrando que cancelamentos de matrículas em disciplinas durante o semestre NÃO SERÃO AUTORIZADOS.
  • A matrícula em disciplinas sem o cumprimento de pré-requisitos é estritamente PROIBIDA, salvo quando com anuência do Colegiado do Curso. Casos em que a quebra de pré-requisitos sem autorização prévia for identificada, mesmo durante o semestre em andamento, a qualquer tempo, implicarão no cancelamento de ofício da matrícula na disciplina em questão e/ou exclusão do histórico quando já lançada a nota, sem prejuízo de possível apuração de responsabilidade do(a) aluno(a) através de processo disciplinar.

MUITO IMPORTANTE  »»»»»»»»»»»»»  Neste semestre, o ajuste excepcional de matrículas ocorrerá uma semana antes do início das aulas. Portanto, muita atenção para não perderem o prazo, pois não haverá ajuste excepcional na primeira semana de aula como costumeiramente ocorre.

»»»»»»»»»»»»» (4 e 5 de março) Ajuste excepcional de matrículas «««««««««««««

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» (11 de março) Início das aulas «««««««««««««««««««««