Exame de Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos (2024.1) – Prazo 21/3/24

12/03/2024 13:00

Todo aluno regularmente matriculado em curso de graduação da UFSC que apresentar domínio do conteúdo programático de determinada disciplina em nível igual ou superior ao exigido na mesma, poderá requerer o Exame de Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos. Em caso de aprovação, poderá validar integralmente esta mesma disciplina, sem precisar cursá-la efetivamente. Ex: EGR5607 -Introdução ao CAAD  / ARQ5661 – Tecnologia da Edificação I.

Neste mesmo sentido, muitos de nosso alunos fizeram cursos técnicos em algum campo de conhecimento do curso (TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES, p. ex.). Infelizmente, por força de legislação, somente pode-se validar disciplinas de outro curso de graduação, ainda que algumas disciplinas de cursos técnicos cursadas por nossos alunos sejam mais abrangentes. Para que esse conhecimento seja aproveitado, o aluno também poderá solicitar o Exame de Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos.

O primeiro passo é o aluno procurar o professor titular da disciplina no semestre atual  para uma entrevista na qual o docente avaliará as condições ou não de o aluno se submeter a esta prova. Caso o considere apto, o aluno deve solicitar então que o professor assine o formulário para solicitação do exame (pode ser assinatura digital ou física).

Após, o aluno deve enviar para o endereço arquitetura@contato.ufsc.br  o formulário preenchido e assinado por ele e pelo professor; documentos que comprovem o conhecimento (histórico escolar de curso técnico, p. ex) e/ou outros documentos que achar pertinente. Caso o formulário esteja assinado fisicamente, o aluno deverá escanear o documento e encaminhar por e-mail.

Posteriormente, a secretaria do curso encaminha os processos para o departamento que oferta a disciplina que então nomeará uma comissão de 3 (três) professores para a aplicação da prova durante o semestre.

O prazo para solicitação destas provas ocorre semestralmente na segunda/terceira semana de aula. Acompanhe os e-mails encaminhados pela secretaria do curso e em nossa página onde serão informadas as datas para requisição do exame para o próximo semestre.

Passo a passo:

1 – Entrevista do aluno com o professor;

2 – Preenchimento do  FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO  com a assinatura do professor e do aluno;

3 – Envio para arquitetura@contato.ufsc.br :  (Prazo 21/3/24)

1. Formulário preenchido e assinado pelo aluno e pelo professor;
  2. Histórico Escolar de Curso Técnico e/ou outro documento que achar conveniente.

Dúvidas e informações:

Página do Curso: https://arquitetura.paginas.ufsc.br

E-mail: arquitetura@contato.ufsc.br

Fone e Whatsapp(48) 3721-9275

Veja as regras aqui: Resolução Nº 005/CUn/2001 – Dispõe sobre o Exame de Avaliação de Aproveitamento Extraordinário de Estudos.