Atividades Complementares

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Durante o curso, algumas atividades acadêmicas das quais o aluno participa, podem ser contabilizadas num todo e sua soma lançamos em seu histórico com o código “ARQ5695 – Atividades Complementares”. Essa carga horária é variável e tem limite máximo de 144 hrs. Assim, essas horas são contabilizadas também como uma disciplina optativa e os auxiliam a alcançar as 288 hrs de disciplinas optativas que devem ser cursadas durante todo o período de graduação. NÃO É OBRIGATÓRIO CURSAR E VALIDAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES. É FACULTATIVO.

Lembramos que a carga horária total destas atividades não pode ser contabilizada, mas apenas um percentual delas. Todas as regras estão dispostas neste link: ATIVIDADES COMPLEMENTARES.

Em posse destes certificados/declarações, ou outros documentos comprobatórios, o aluno formaliza a solicitação através do “Formulário de Validação de Disciplinas” , assina-o digitalmente e envia todos os documentos em PDF para arquitetura@contato.ufsc.br com o título VALIDAÇÃO DE HORAS COMPLEMENTARES. Nos campos “COD. DISCIPLINAS CURSADAS” e “COD. DISCIPLINAS DA UFSC A VALIDAR” colocar o código ARQ5695.  Exemplo preenchimento – CLIQUE AQUI

Para auxiliar no cálculo e na agilidade da análise da Coordenação, solicitamos que seja preenchida a  TABELA AUXILIAR ; (encaminhar em excel ou calc).

Lembramos que somente poderão ser lançadas estas horas uma única vez. Deste modo, orientamos a juntarem toda essa documentação e solicitarem no penúltimo semestre do curso até o limite de 45 dias do início do último semestre, pois o processo necessita de análise da Coordenação do Curso.

Não será mais recebido documento físico para validação de disciplinas. Todo o processo é digital e necessita da assinatura do aluno no requerimento de solicitação de validação. Caso ainda não possua o assinatura digital, CLIQUE AQUI para obter informações de como cadastrá-lo para possibilitar a assinatura no documento.

Pedimos para que ao enviar os arquivos, todos estejam devidamente identificados e nomeados. Isso auxilia muito a secretaria na organização da documentação. P. Ex: “Certificados”.

Para validar estágios em semestres em que o aluno não esteve matriculado nas disciplinas de Estágio Profissionalizante (ARQ5665) e Estágio Curricular Supervisionado (ARQ5668), o requerente deve entrar no sistema SIARE e solicitar a emissão do TERMO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS, que atestará a realização de estágios do período solicitado.

Passo a passo:

1 – Preenchimento do  FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO  assinado digitalmente;

2 – Preenchimento da TABELA AUXILIAR  (enviar em formato .xlsx ou .ods);

3 – Envio para arquitetura@contato.ufsc.br:

I    Formulário preenchido e assinado pelo aluno;

I    Tabela Auxiliar (enviar em formato .xls ou .ods);

II  Histórico Escolar, Certificados, Declarações ou qualquer outro documento de comprovação das horas  (deve constar obrigatoriamente o período de exercício da atividade e horas despendidas)

Obs: solicitamos que todos os certificados sejam juntados num único arquivo PDF. como sugestão, utilize a página a seguir para juntar os PDF’s, se for o caso: https://www.ilovepdf.com/pt/juntar_pdf)

Dúvidas e informações:

Página do Curso: https://arquitetura.paginas.ufsc.br