Apresentação
Projetar, planejar e construir edificações, e ainda, planejar os espaços urbanos e regionais são as mais conhecidas e difundidas atribuições de um arquiteto-urbanista. Entretanto, a diversidade de atuação de um arquiteto e urbanista possibilita um espectro muito mais amplo, respaldado pela legislação que regulamenta a profissão e garantido pelos diversos saberes historicamente intrínsecos à profissão.
Compete ao arquiteto e urbanista, sob o ponto de vista legal, todas as atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística, urbanismo, projeto de interiores, planejamento físico, urbano e regional. Os profissionais formados em arquitetura e urbanismo também podem desempenhar atividades no campo do desenho industrial e na área de comunicação visual, conforme deliberação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA, 1977). A regulamentação do exercício profissional do arquiteto e urbanista (Lei Federal 5194/66), o habilita a exercer atividades como planejamento, projetos, especificação, direção e execução de obras, fiscalização de obras e serviços, orçamento, supervisão, orientação técnica, coordenação, ensino, pesquisa, extensão, assessoria, controle de qualidade, estudos de viabilidade técnica e econômica, consultoria, vistoria, perícia, avaliação, produção técnica especializada e todas as atividades que se inclua no âmbito da profissão. A habilitação em arquitetura e urbanismo é única, não existindo modalidades na profissão.
A dimensão de atividades e de competências e a diversidade e a complexidade das escalas de atuação exigem do arquiteto e urbanista uma formação bastante ampla, que conecte e integre as diversas áreas do conhecimento. Para garantir esse perfil o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC oferece uma formação interdisciplinar, que permeia desde a metodologia e o exercício do projeto arquitetônico e do planejamento da cidade, passando pelas disciplinas teórico-críticas, como a história da arquitetura, da arte, da tecnologia e do urbanismo e seus aspectos socioculturais, estéticos e filosóficos, até as disciplinas da área tecnológica, como técnicas construtivas, estabilidade das construções e conforto acústico e ambiental. Essa formação abrangente do arquiteto e urbanista lhe concede uma formação de caráter analítico, artístico, propositivo, teórico-crítico, técnico e criativo, o que qualifica e amplia a sua formação e o seu espectro profissional, potencializando uma atuação socialmente comprometida.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo iniciou suas atividades em março de 1977, vinculado ao Centro Tecnológico da UFSC (CTC). O Departamento de Arquitetura e Urbanismo é o responsável pela maioria das disciplinas do Curso, num total de 42 disciplinas obrigatórias e 40 optativas, que representam quase 80% do total de créditos a serem cursados. Oferece disciplinas na área de projeto arquitetônico, de urbanismo, de teoria-história e na de tecnologia. O currículo do Curso é complementado pelas disciplinas oferecidas pelo Departamento de Engenharia Civil (ECV / CTC) – 8 disciplinas obrigatórias, pelo Departamento de Expressão Gráfica (EGR / CCE) – 4 disciplinas obrigatórias e 5 optativas, pelo Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC / CTC) – 1 disciplina optativa, e pelo Departamento de Artes e Libras (DALI / CCE) – 1 disciplina optativa.
O currículo pleno do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo constitui-se de disciplinas obrigatórias e optativas que são ministradas ao longo de 10 (dez) semestres, totalizando 3900 horas-relógio (ou 4680 horas-aula de 50 minutos). Durante os dois últimos semestres, 9ª e 10ª fase do Curso, o aluno desenvolve o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com acompanhamento de um professor-orientador. O TCC representa a síntese conclusiva dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso, e objetiva avaliar a capacitação ao exercício profissional. A avaliação do TCC é efetuada em duas etapas por uma Banca formada por professores do Curso e por profissionais externos à UFSC.
Os professores responsáveis por ministrar as disciplinas oferecidas pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo estão vinculados a um dos 4 (quatro) Núcleos de Ensino, a saber: Núcleo de Projeto, Núcleo de Urbanismo e Paisagismo, Núcleo de Teoria e História e Núcleo de Tecnologia. Do total de disciplinas obrigatórias oferecidas pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo, 11 estão vinculadas ao Núcleo de Projeto, 06 ao Núcleo de Urbanismo e Paisagismo, 13 ao Núcleo de Teoria e História e 12 ao Núcleo de Tecnologia. As demais disciplinas obrigatórias são oferecidas pelos outros dois departamentos citados.
Os cerca de 50 professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem também atividades de pesquisa e de extensão, das quais os estudantes são estimulados a participar. A participação em pesquisas permite introduzi-los nas atividades científicas e de produção do conhecimento, e a participação nas atividades de extensão aprofundam a sua compreensão das necessidades sociais através do relacionamento entre a universidade e a comunidade, aperfeiçoando a sua qualificação e a sua futura prática profissional.
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo possui, ainda, 8 laboratórios que apoiam as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. São eles: o Laboratório de Documentação e Acervo (LDA); o Laboratório de Modelos e de Maquetes (LabMoMa); o Laboratório de Microcomputadores (LabMicro); o Laboratório de Conforto Ambiental e Acústico (LabCon); o Laboratório de Sistemas Construtivos (LabSisco); o Laboratório de Projetos (LabProj); o Laboratório de Urbanismo (LabUrb) e o Laboratório de Técnicas de Restauração (LabRestauro).
As pesquisas dos professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo são realizadas principalmente através de 10 (dez) Grupos de Pesquisa:
- CIDADHIS – Grupo de estudos de Urbanismo, Cultura e História da Cidade;
- GHab – Grupo de estudos da Habitação;
- InfoArq – Grupo de Pesquisa de Informática em Arquitetura;
- Nucomo – Núcleo de Estudos de Configuração e Morfologia Urbana;
- SITUS – Grupo de pesquisa Território, Arquitetura e Cidadania;
Núcleo de Simulação em Iluminação Natural; - GIPEDU – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano;
- Grupo PET – Programa Especial de Treinamento de alunos de graduação;
- APEU – Grupo de Pesquisa Arquitetura, Paisagem e Espaços Urbano;
- GAAMA – Grupo de Acústica Arquitetônica e do Meio Ambiente.
Estes grupos de pesquisa reúnem professores e alunos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PósARQ.